Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Só publicamos artigos originais e inéditos. Os autores garantem a originalidade e a inexistência de plágios, incluido o auto-plágio. Garantem, ademais, que o manuscrito se baseia em material original que não viola direitos autorais de terceiros.
  • O texto não contém material difamatório, ilícito, obsceno, invasivo da privacidade de outro, odioso, racial ou eticamente censurável, abusivo, ameaçador, prejudicial ou em desacato da lei.
  • O arquivo é enviado em formato Microsoft Word, RTF ou Open Office.
    Não se aceitam manuscritos em formato PDF.
  • O artigo tem entre 5.000 e 12.000 palavras (excluindo desse cálculo resumos, palavras-chave e referências). No caso de resenhas, a extensão fica entre 800 e 1.500 palavras.
  • O texto segue os requisitos de referências APA e não há referências na bibliografia que não são citadas no texto.
  • O documento é livre de dados de identificação do autor e co-autores para assegurar uma avaliação por pares cega.

Diretrizes para Autores

Custo de publicação: gratuito.

Requisitos gerais:

  • Os autores devem garantir a precisão das citações, gráficos, tabelas e mapas.
  • Abster-se de inserir no artigo imagens ou gráficos não relevantes. 
  • As palavras-chave são muito importantes para o posicionamento nos buscadores. Para uma melhor exposição de seu trabalho, por favor certifique-se de que suas palavras-chave são claras e precisas.
  • Se desejarem, os autores podem acrescentar ao final do artigo, em uma seção de Agradecimentos, o apoio financeiro ou subsídios recebidos na pesquisa.

Requisitos de formato

  • Os gráficos e imagens devem ser claros e legíveis. Não podemos melhorar a qualidade das imagens.
  • Todas as imagens, gráficos e tabelas deve ser acompanhadas de um título e da fonte.
  • Todas as imagens, gráficos e tabelas devem ser colocados onde você quer que apareçam no texto.
  • Evite o uso de recursos avançados do Word, tais como objetos de desenho e índices de conteúdos automáticos.

Referências bibliográficas

As referências no texto devem seguir o estilo APA (American Psychological Association). Dentro do texto se farão em formato abreviado (autor, ano, pp.), deixando a referência completa para a listagem final. De preferência, incluir referências dos últimos cinco anos; aumentará as chances do artigo ser aceito pelos revisores. As notas de rodapé deverão ser as mínimas necessárias.

Sempre que possível, inclua o DOI nas referências. Os autores podem usar um gerador de citações APA para adaptar sua bibliografia ao estilo APA 7, como o seguinte link (link em inglês): https://www.scribbr.com/citation/generator/

A lista de referências situa-se no final e deve estar no formato APA a seguir:

  • Livro impresso de um autor:

Naheed, B. (2020). New adsorption-based biosensors for cancer detections and role of nanomedicine in its prognosis and inhibition. Springer.

  • Livro electrônico de um autor:

Kleinman, A. (2020). The Illness Narratives: Suffering, Healing, and the Human Condition. Basic Books.

  • Várias obras de um autor:

Bishop, P. (2018). Measurement and evaluation in physical activity applications: exercise science, physical education, coaching, athletic training, and health. Routledge.

Bishop, P. (2019). Fit over 50: make simple choices today for a healthier, happier you. Harvest House Publishers.

  • Livro de dois autores:

Rupa, M. & Raj, P. (2021). Inflamed: deep medicine and the anatomy of injustice. Farrar, Straus and Giroux.

  • Livro de mais de dois autores:

Paul, S., Concannon, L., Khodaee, M., Henehan, M. (2019). AMSSM Sports Medicine CAQ Study Guide. Healthy Learning.

  • Livro coletivo com editores ou coordenadores:

Libby, P., Zipes D., Bonow, R., Mann, D., Tomaselli, G. (Eds). (2018). Braunwald's Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 2-Volume. Elsevier.

  • Capítulo de livro:

Chau, N. & Ho, H. (2020). A Hybrid 0D–1D Model for Cerebral Circulation and Cerebral Arteries. In: M. Nash, P. Nielsen, A. Wittek, K. Miller, G. Joldes (Eds.) Computational Biomechanics for Medicine Personalisation, Validation and Therapy. Springer.

  • Artigo de revista:

Vila Pouca, M., Ferreira, J., Oliveira, D., Parente, M., Mascarenhas, T., Natal Jorge, R. (2018). On the effect of labour durations using an anisotropic visco-hyperelastic-damage approach to simulate vaginal deliveries. J Mech Behav Biomed Mater 88, 120–126. https://doi.org/10.1016/j.jmbbm.2018.08.011

  • Apresentação ou vídeo dum congresso:

Pavord, I.  (2019, July 17). On respiratory conditions at Oxford personalised medicine conference [Video]. Oxford BRC. https://www.youtube.com/watch?v=e5ImCQSiyMo

  • Película:

Johns, B. (Director). (2019). The Medicine Buddha [Film]. Seis Content/ Eye Cue Films/ Premiere Picture.

  • Artigo em jornal digital:

Gelgoot, E., Caufield-Noll, C., Chisolm, M. (2018). Using the visual arts to teach clinical excellence. MedEdPublish. https://doi.org/10.15694/mep.2018.0000143.1

Taylor, A., Lehmann, S. and Chisolm, M. (2018). Integrating humanities curricula in medical education: a literaturereview [version 2]. MedEdPublish. https://doi.org/10.15694/mep.2017.000090.2

  • Artigo em jornal impresso:

Patil, S. and Rohrer, J. (2021). An improved method for galactosyl oligosaccharide characterization. Journal of Chromatography B, 1184, p.122967.

  • Tese de doutoramento:

Abdallah, S., (2020). Identifying Rare Genetic Variation In Obsessive-Compulsive Disorder. Yale Medicine Thesis Digital Library. 3876. https://elischolar.library.yale.edu/ymtdl/3876

  • Entrada de blog:

Bhargava, H. (2020, December 11). Vaccines Are Close – But Right Now We Need to Hunker Down. WebMD. https://blogs.webmd.com/webmd-doctors/20201211/vaccines-are-close-but-right-now-we-need-to-hunker-down

O autor pode decidir, se necessário, a divisão de seção de REFERÊNCIAS em várias seções com critérios de cita diferentes aos gerais: por exemplo, incluir uma Webgrafia ou uma lista de fontes primárias (antigas, medievais), que não têm de respeitar as instruções dadas.

Qualidade editorial

  • O processo de revisão do manuscrito é rigoroso, a fim de garantir a qualidade do conteúdo publicado na revista. Espera-se que os autores revisem seus textos seguindo as recomendações dos avaliadores. Se os autores não realizarem tais avaliações e não apresentarem alegações, o manuscrito será definitivamente rejeitado.
  • Alguns artigos podem ter um bom conteúdo mas estar mal expressos em espanhol ou inglês. Pode ser o caso, por exemplo, de autores que não tiverem de língua inicial o espanhol ou inglês. De ser o caso, podemos pedir ao autor a reescritura completa do artigo, independentemente da pontuação total obtida. Temos um Serviço Editorial que pode ser contratado por estes autores para melhorar a redação do artigo.

Política de Privacidade

De acordo com as disposições da Lei Orgánica 15/1999, de 13 de dezembro, de Protecção de Dados Pessoais, informamos que os dados fornecidos por você serão incluídos em um arquivo de propriedade da Eagora Science Software, S.L., e que tem por finalidade facilitar a prestação dos serviços oferecidos pelas plataformas OJS e OCS (em um banco de dados que pertence a Eagora Science Software, S.L.) e administrar o relacionamento com os usuários. Eagora Science Software, S.L., pode usar esses dados para enviar informações sobre os produtos e serviços oferecidos por Eagora Science Software, S.L.

Os nomes e endereços de correio eletrónico informados nesta revista serão usados exclusivamente para os fins indicados no parágrafo anterior e não serão fornecidos a terceiros nem utilizados para outros fins.

Em qualquer momento você pode exercer os seus direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição escrevendo ao Eagora Science Software, S.L. por e-mail para o endereço support@eagora.org citando a referência LOPD.