La sinestesia en la música contemporánea

Relación entre sonido y color en la composición musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37467/gkarevhuman.v11.3343

Palavras-chave:

Sinestesia, Arte, Música, Color, Tecnología

Resumo

Neste trabalho apresentamos a complexa relação entre som e cor na criação musical ao longo da história que continua a ser frutífera na composição musical atual. A sinestesia na música estabelece uma correspondência entre som e cor e tem sido um debate constante desde o século XVII. A natureza complexa do som aparece desde a Grécia antiga na escola de Pitágoras em que o número se torna o configurador da harmonia. Desde então, surgiram diferentes tentativas estéticas de relacionar cor e som que atingem os procedimentos eletrônicos atuais na música contemporânea.

Referências

Boivin, J. (1998). Le « Traité de rythme, de couleur, et d’ornithologie » d’Olivier Messiaen (tomes I, II, III et IV). L’air du temps, 9(1), 17-26. https://bit.ly/3lWa0e4 DOI: https://doi.org/10.7202/902214ar

Calvo, I. (2019). Círculo cromático. Proyectacolor.cl. https://bit.ly/3GBlCMV

Dibelius U. (2004). La música contemporánea a partir de 1945. Akal.

Messiaen O. (1944). Técnica de mi lenguaje musical. Alphonse Leduc.

Peacock, K. (1988). Instruments to Perform Color-Music: Two Centuries of Technological Experimentation. LEONARDO, 21(4), 397-406. DOI: https://doi.org/10.2307/1578702

Pereira Parada, R. (2020). Alexander Scriabin y la sinestesia: Simbolismo y Teosofía. Revista del Conservatorio Superior de Música de La Coruña, 5ª Edición. https://bit.ly/3z3ZHfP

Holmes, T. (2016). Electronic and Experimental Music: Technology, Music, and Culture. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315684796

Real Academia Española. (s.f.). Sinestesia. En Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/sinestesia?m=form

Sacks, O. (2009). Musicofilia. Anagrama.

Sayfúllina, M. V. (2012). Simbolismo en la cultura rusa. EMBLECAT, Revista de l’Associació Catalana d’Estudis d’Emblemàtica. Art i Societat, 1, 57-62. https://bit.ly/393EDeC

Tranchefort, F. R. (1990). Guía de la música, de cámara y clavecín. Taurus.

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Rivera Fernández, M. L. (2022). La sinestesia en la música contemporánea: Relación entre sonido y color en la composición musical. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 11(2), 197–204. https://doi.org/10.37467/gkarevhuman.v11.3343

Edição

Seção

Artigos de reflexão crítica