Representações semânticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão

Autores/as

  • Viviane Lucy Vilar de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revhuman.v2.711

Palabras clave:

representações semânticas de raça e classe, literatura, cultura popular, televisão

Resumen

Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a representação de Suassuna da cultura popular reflete classe, raça e relações raciais sociais em uma área particular do Brasil, o Nordeste, tradicionalmente rural. Posteriormente, investigar como a comunicação de massa, especialmente os veículos culturais de televisão e cinema, utiliza a literatura para tentar mudar ou espalhar e perpetuar atitudes racistas e formas de pensamento. Mesmo que estudos modernos tenham mostrado que o conceito de "raça" é uma construção cultural e uma falácia, a literatura e a cultura de massa exploram identidades deliberadas com base em estereótipos recebidos. Os debates linguísticos e culturais de uma cultura e país racialmente híbrido, como o Brasil, não podem deixar de considerar os conceitos de "raça" e "grupos étnicos", pois o Brasil é um país que herdou as tipologias de classe, cor e preconceito patriarcal e agrário baseadas em colonialismo português (Ribeiro, 1995). Esses debates se refletem na cultura popular de maneiras particulares; são capturados em formas eruditas de cultura, como literatura, e são então apropriados pela mídia e televisão. As obras de Suassuna podem ser vistas como um recurso valioso deste debate, apontando para questões de assimilação ou segregação de raça e / ou poder de classe, e influência, boa ou ruim, tolerância e preconceito. Observa-se o impacto de seu trabalho não só através da literatura, mas também através dos meios de comunicação.

Biografía del autor/a

Viviane Lucy Vilar de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina, os mentores: Dr. Heronides Maurílio de Melo Moura e Dr. Mailce Borges Mota. Comentores na Universidade de Minnesota: Dr. Ana Paula Ferreira (Chair, Departamento do Estudos Espanhóis e portugueses) e David Lipset (Departamento de Antropologia). Mestrado em Letras da PUC-Rio, mentor: Helena Franco Martins. BA em português e inglês Línguas e Literaturas.

Citas

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Publicado

2013-03-05

Cómo citar

Vilar de Andrade, V. L. (2013). Representações semânticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão . HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 2(2). https://doi.org/10.37467/gka-revhuman.v2.711

Número

Sección

Artículos de investigación