Humanidades digitais: novos desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.37467/gkarevdig.v2.779Resumo
As Humanidades Digitais são uma área do conhecimento dinâmica e interdisciplinar, assente na conexão e articu-lação de domínios do conhecimento com diferentes metodologias de investigação. No âmbito das Humanidades Digitais, têm particular relevância as bibliotecas digitais construídas para os investigadores. Atualmente, existem dois tipos de bibliotecas digitais, as que apresentam o acervo em modo de imagem e as que apresentam a informação em modo texto. Estas últimas, se não forem devidamente estruturadas, não permitem a reutilização da informação através da programação informática. O modelo das bibliotecas digitais está em evolução e procura adaptar-se às atuais exigências dos especialistas e do público.Referências
Bamman, D., Babeu, A., & Crane, G. (2010). Multilingual Alignment and Projection. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/publications/jcdl27-bamman.pdf
Besser, H. (2002). Moving from isolated digital collections to interoperable digital libraries. First Monday, 7 (6). Disponível em: http://www.firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/958/879
Borgman, C. L. (2009). The digital future is now: a call to action for the humanities. Digital Humanities Quarterly (DHQ), 3 (4), 1–30. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/4/000077/000077.html
Choudhury, G. S., & Seaman, D. (2008). The Virtual Library Mass : Virtual Library Collections. Em S. Schreibman & R. G. Siemens (Eds.), A companion to digital literary studies (pp. 1–9). Oxford: Blackwell. Disponível em: http://nora.lis.uiuc.edu:3030/companion/view?docId=blackwell/9781405148641/9781405148641.xml&chunk.id=ss1-6-10&toc.depth=1&toc.id=ss1-6-10&brand=9781405148641_brand
Crane, G. (2011). White Paper Report . Disponível em: http://hdl.handle.net/10427/75558
Evans, L., & Rees, S. (2012). An interpretation of digital humanities. Em D. M. Berry (Ed.), Understanding digital humanities (pp. 21–41). Hampshire, Reino Unido: Palgrave Macmillan.
Galina Russell, I. (2011a). ¿Qué Son las Humanidades Digitales? Revista Digital Universitaria, 12 (7). Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.12/num7/art68/
— (2011b). El papel de las bibliotecas en las humanidades digitales. Em World Library and Information Congress : 77th IFLA General Conference and Assembly . San Juan: IFLA. Disponível em: http://www.paginaspersonales.unam.mx/files/638/Publica_20110923192631.pdf
Gonçalves, M. F., & Banza, A. P. (2013). In limine. Em M. F. Gonçalves & A. P. Banza (Eds.), Património Textual e Humanidades Digitais: da antiga à nova Filologia. Évora, Portugal: CIDEHUS. Disponível http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/10468
Lucía Megías, J. M. (2010). De las bibliotecas digitales a las plataformas de conocimiento (notas sobre el futuro del texto en la era digital). Em M. Arbor Aldea & A. Fernández Guiadanes (Eds.), Estudos de edición crítica e lírica galego-portuguesa (pp. 369–401). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela. Disponível em: http://eprints.ucm.es/10767/
Manifiesto de las IFLA/UNESCO Sobre las Bibliotecas Digitales | IFLA. (2011). Disponível em: http://www.ifla.org/ES/publications/manifiesto-de-las-ifla-unesco-sobre-las-bibliotecas-digitales
Rydberg-Cox, J. A. (2006). Digital libraries and the challenges of digital humanities. Oxford: Chandos. Disponível em: http://www.worldcat.org/title/digital-libraries-and-thechallenges-of-digital-humanities/oclc/61529070&referer=brief_results
Schreibman, S., Siemens, R., & Unsworth, J. (2004). The digital humanities and humanities computing: an introduction. Em S. Schreibman, R. G. Siemens, & J. Unsworth (Eds.), A Companion to Digital Humanities . Malden, Oxford: MA, Blackwel. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/companion/view?docId=blackwell/9781405103213/9781405103213.xml&chunk.id=ss1-1-3&toc.depth=1&toc.id=ss1-1-3&brand=default
Stroeker, N., & Vogels, R. (2014). Survey report on digitisation in european cultural heritage institutions (pp. 1–54). Disponível em: http://www.enumerate.eu/fileadmin/ENUMERATE/documents/ENUMERATE-Digitisation-Survey-2014.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais. O autor só poderá submeter para o seu site pessoal ou repositório institucional da sua universidade ou centro de pesquisa a versão do autor (direito moral do autor), mas não a versão do editor (copyright, direito comercial da editora). Veja uma explicação dos conceitos versão do autor e versão do editor aqui.
- Dois anos após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra. Isso significa que a versão do editor será acessível, para todos e para sempre, no site da editora, mas não poderá ser publicada em nenhum outro site. Qualquer pessoa que queira ler ou baixar a versão do editor deverá visitar o site da revista. Se quiser referir-se à versão do autor em sua página web pessoal ou no repositório institucional ou temático, você poderá colocar um link para a versão de editor hospedada no nosso site.
- No caso dos autores desejarem obter a versão do editor (VdE), a fim de fazer circular a obra livremente na Internet (subir a VdE para o seu site pessoal ou repositório institucional, por exemplo) poderão fazê-lo sob a condição de pagar uma taxa de 95€. Neste caso, a editora cederá aos autores os direitos sobre a VdE de forma definitiva e asignará uma licença aberta Creative Commons (CC) ao trabalho que permitirá seu livre fluxo on-line de forma que ninguém poderá apropriar-se dela. Os autores podem escolher o tipo de licença CC que preferirem, mas devem estar cientes da importancia da decisão. Lembre-se que estamos a disposição para oferecer aconselhamento gratuito e ajudá-lo a escolher com segurança a opção que melhor se adapte ao seu caso particular.