El significado bajo la página: libros de arte del diseñador y tipógrafo Filiep Tacq
DOI:
https://doi.org/10.37467/gkarevdig.v2.774Resumo
Filiep Tacq es considerado uno de los diseñadores de libros y tipógrafos más importantes de Europa. Vive en España, trabaja por su cuenta y no parece interesado en seguir la constante demanda de actualización y renovación que exige el mundo del diseño. Se mantiene al margen de modas y tendencias. La visita a su casa/estudio nos hace plantearnos cuestiones fundamentales sobre los libros, sobre cómo hacerlos y sobre sus implicaciones y su intenciona-lidad. Tacq se basa en la propia historia del libro y en el arte contemporáneo para explorar sus posibilidades reales. Estudia la mejor manera de encontrar la solución óptima para los problemas que le plantean los autores. Recibe propuestas de músicos, artistas visuales, escritores, filósofos, gente del cine, etc. para crear una extensión de sus procesos creativos en forma de libro. Colabora estrechamente con los autores, editores e impresores para poder contar historias con sus imágenes y sus textos, buscando ritmos, planteando incluso una interpretación expositiva en los libros, resolviendo complejos problemas de maquetación, inventando nuevos sistemas de navegación y usando elemen-tos del oficio y la práctica tradicional del libro para darles una nueva funcionalidad que permitan una lectura multica-pa y actual.Referências
Altaió, V. (2007). VisualKultur.cat Arte/Diseño/Libros. Barcelona: Actar, Institut Ramón Llull, Generalitat de Catalunya.
Broodthaers, M. (1997). Cinéma. Xunta de Galicia.
Graham, R. (2010). A través del bosque. Museu d’Art Contemporani de Barcelona, España.
Mcluhan, M. (1967). The medium is the massage. An inventory of effects . Berkeley, Estados Unidos: Gingko Press.
Pelzer, B. (1999). “Marcel Broodthaers: The place of the Subject.” En Rewriting Conceptual Art. Londres, Reino Unido: Reaktion Books.
Santana, S. (2008). “Cuando el soporte se convierte en metáfora. Nueve páginas escritas a máquina sobre la historia ficticia del libro por venir. REC”. Revista de Erudición y Crítica, nº 6. Editorial Castalia.
Tschichold, J. (1987). The new Typography . Berkeley and Los Angeles, EE.UU: University of California Press.
VV.AA. (1996). Reconsidering the object of art: 1965-1975 . Los Angeles, EE.UU: The Museum of Contemporary Art.
VV.AA. (2009). Una mirada al libro-Objeto imagen texto . Burg Giebichenstein, Alemania: FG Buchkunst.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais. O autor só poderá submeter para o seu site pessoal ou repositório institucional da sua universidade ou centro de pesquisa a versão do autor (direito moral do autor), mas não a versão do editor (copyright, direito comercial da editora). Veja uma explicação dos conceitos versão do autor e versão do editor aqui.
- Dois anos após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra. Isso significa que a versão do editor será acessível, para todos e para sempre, no site da editora, mas não poderá ser publicada em nenhum outro site. Qualquer pessoa que queira ler ou baixar a versão do editor deverá visitar o site da revista. Se quiser referir-se à versão do autor em sua página web pessoal ou no repositório institucional ou temático, você poderá colocar um link para a versão de editor hospedada no nosso site.
- No caso dos autores desejarem obter a versão do editor (VdE), a fim de fazer circular a obra livremente na Internet (subir a VdE para o seu site pessoal ou repositório institucional, por exemplo) poderão fazê-lo sob a condição de pagar uma taxa de 95€. Neste caso, a editora cederá aos autores os direitos sobre a VdE de forma definitiva e asignará uma licença aberta Creative Commons (CC) ao trabalho que permitirá seu livre fluxo on-line de forma que ninguém poderá apropriar-se dela. Os autores podem escolher o tipo de licença CC que preferirem, mas devem estar cientes da importancia da decisão. Lembre-se que estamos a disposição para oferecer aconselhamento gratuito e ajudá-lo a escolher com segurança a opção que melhor se adapte ao seu caso particular.