Del libro y sus catástrofes
DOI:
https://doi.org/10.37467/gkarevdig.v1.767Resumo
La pregunta en torno al futuro del libro ha dado lugar a una polémica que ya tiene una cierta tradición. Esta polémica resulta en muchas ocasiones confusa porque no todos los que intervienen en ella hablan de lo mismo. La prime-ra parte de este ensayo tiene como objetivo aclarar esta cuestión: de qué hablamos cuando se discute del futuro del libro. En segundo lugar, se trata de clarificar qué consecuencias tiene para libro, tal como lo hemos conocido hasta hace poco, el principio general de que en todo cambio tecnológico hay algo que se gana y algo que se pierde. Finalmente, conside-rando que el libro es un medio de comunicación que involucra ciertas prácticas, se examinan qué cambios pueden produ-cirse en las prácticas de los sujetos que usan los libros los cambios tecnológicos que se están produciendo en nuestra época.Referências
Borges, J. L. (1992). “Funes el memorioso”. Obras completas . Barcelona: Círculo de Lectores, vol. II: 77-83.
Castañares, W. (1997). "La utopía de la atopía". Revista de Libros , 9, pp. 25-26.
Chartier, R. (1994). El orden de los libros. Lectores, autores, bibliotecas en Europa entre los siglos XIV y XVIII . Barcelona: Gedisa.
Dahl, S. (1982). Historia del libro. Madrid: Alianza Editorial.
Debray, R. (1998). “El libro como objeto simbólico”. En G. Nunberg (comp.), El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa, pp. 143-155.
Derrida, J. (1996). Mal de archivo. Una impresión freudiana. Madrid: Trotta.
Eco, U. & J.-C. Carrière (2010). Nadie acabará con los libros. Barcelona: Lumen.
González Quirós, J. L. (2009). “El trabajo intelectual en el entorno digital: nuevas formas de escritura y erudición”. Arbor , CLXXXV, 737, pp. 541-550.
— (2012). “Las nuevas misiones del bibliotecario”. En E. Apodaka, L. Merino y M. Villarreal (eds.). Crisis y mutaciones de la ‘ expertise’. Escenarios, políticas y prácticas del conocimiento experto. Bilbao: ASCIDE, pp. 203-218.
González Quirós, J. L. & K. Gherab Martín (2006). El templo del saber. Hacia la biblioteca digital universal. Barcelona: E. Deusto.
Hesse, C. (1998). “Los libros en el tiempo”. En G. Nunberg (comp.), El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa, pp. 25-40.
Landow, G. P. (1998). “Dentro de veinte minutos, o ¿cómo nos trasladamos más allá del libro?”. En G. Nunberg (comp.), El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa.
Manguel, A. (1998). Una historia de la lectura. Madrid: Alianza Editorial.
Nunberg, G. (comp.) (1998). El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa.
O’Donnell, J. J. (1998). “La pragmática de lo nuevo: Tritemio, McLuhan, Casiodoro”. En G. Nunberg (comp.), El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa.
Platón (2004). Fedro . En Diálogos , vol. 3. Madrid: Gredos.
Manrique Sandoval, W. 2012. “Una tormenta perfecta azota el mundo del libro”. El País 14/03/2012.
Toschi, L. (1998). “Hipertexto y utopía”. En G. Nunberg (comp.), El futuro del libro. ¿Esto matará eso? Barcelona: Gedisa, pp. 173-211.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais. O autor só poderá submeter para o seu site pessoal ou repositório institucional da sua universidade ou centro de pesquisa a versão do autor (direito moral do autor), mas não a versão do editor (copyright, direito comercial da editora). Veja uma explicação dos conceitos versão do autor e versão do editor aqui.
- Dois anos após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra. Isso significa que a versão do editor será acessível, para todos e para sempre, no site da editora, mas não poderá ser publicada em nenhum outro site. Qualquer pessoa que queira ler ou baixar a versão do editor deverá visitar o site da revista. Se quiser referir-se à versão do autor em sua página web pessoal ou no repositório institucional ou temático, você poderá colocar um link para a versão de editor hospedada no nosso site.
- No caso dos autores desejarem obter a versão do editor (VdE), a fim de fazer circular a obra livremente na Internet (subir a VdE para o seu site pessoal ou repositório institucional, por exemplo) poderão fazê-lo sob a condição de pagar uma taxa de 95€. Neste caso, a editora cederá aos autores os direitos sobre a VdE de forma definitiva e asignará uma licença aberta Creative Commons (CC) ao trabalho que permitirá seu livre fluxo on-line de forma que ninguém poderá apropriar-se dela. Os autores podem escolher o tipo de licença CC que preferirem, mas devem estar cientes da importancia da decisão. Lembre-se que estamos a disposição para oferecer aconselhamento gratuito e ajudá-lo a escolher com segurança a opção que melhor se adapte ao seu caso particular.