Projeto de revitalização do Bairro da Luz, na cidade de São Paulo (Brasil): alguns apontamentos baseados em entrevistas com seus habitantes

Autores/as

  • Andrielly Darcanchy Universidade de São Paulo (USP)
  • Sandra Maria Patrício Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.369

Palabras clave:

projeto “Nova Luz”, inclusão social, cidadania, dignidade, São Paulo/Brasil

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de apresentar alguns reflexos psicológicos de um Projeto de revitalização, intitulado “Nova Luz”, de um bairro situado na região central da cidade de São Paulo/Brasil, por meio de sucinta amostra das opiniões e sentimentos expressos por seus habitantes. O trabalho foi realizado por meio de abordagem qualitativa e utilização dos métodos descritivo, exploratório e empírico. Inicialmente, a pesquisa envolveu a busca e leitura de bibliografia relativa à história do bairro e de suas instituições, às características demográficas e aos hábitos de vida da população do centro da cidade e, num segundo passo, a realização de entrevistas com moradores e trabalhadores da região e pessoas vinculadas ao bairro. Nesse contexto, o problema ensejador do estudo foi a observação e coleta de informações sobre o modo de ser, viver e conviver do bairro a ser modificado, bem como a exploração das diferentes expectativas de seus habitantes quanto aos possíveis impactos do referido Projeto. A sustentação teórica teve por base o paradoxo entre a precarização social e os aspectos psicológicos da dignidade, da cidadania e da inclusão social dos moradores do bairro da Luz em face do Projeto “Nova Luz”. A análise dos resultados sugere que há uma relação direta entre a manifestação geral de sentimentos de apreço ao bairro e sua história, e a insegurança de uma convivência conflitiva com os moradores de rua, mormente os usuários de “crack”, indicando claramente o desejo de que tais pessoas recebam atenção e apoio para a sua reintegração social.

Biografía del autor/a

Andrielly Darcanchy, Universidade de São Paulo (USP)

Estudante do terceiro ano do curso de graduação e licenciatura do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora de iniciação científica com bolsa da Reitoria da Universidade de São Paulo. Fez os seguintes estágios: em um abrigo para menores de zero a 18 anos, tentando levar um olhar externo sobre questões naturalizadas na instituição, para assim possibilitar que os próprios sujeitos repensassem suas práticas cotidianas; na UNAS, associação de moradores de Heliópolis, a segunda maior favela de São Paulo, com jovens de 15 a 20 anos, trabalhando prevenção e promoção da saúde no campo da sexualidade; em um Centro de Juventude, equipamento da rede básica de assistência social da cidade de São Paulo, que atende jovens de 15 a 18 anos, trabalhando atividades de Orientação Profissional pela perspectiva sócio-histórica, baseada em Silvio Bock.

Sandra Maria Patrício Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora (PST/IPUSP, 2008). Linhas de Pesquisa: Psicologia Social dos Fenômenos Histórico-Culturais e Psicologia Social: Saúde Coletiva e Política. Trabalho com questões relacionadas com a mitopoética, a memória, o imaginário e a paisagem da cidade, em suas relações com os processos de subjetivação e de construção dos vínculos sociais. Nestas temáticas interessam-me, sobretudo, os problemas relativos à memória coletiva, à imaginação produtora e reprodutora, à ideologia e à utopia, às narrativas orais e escritas, ao desenvolvimento da autonomia e da heteronomia, à estratificação psicossocial, à alteridade e ao ethos contemporâneo.

Citas

Barone, M. (2009). Pobreza e mobilidade: como os pobres se locomovem no espaço urbano. Conjuntura Urbana – Volume 3. In L.M.M. Bógus, S. Pasternak (Orgs.), Como anda São Paulo (pp. 115-142/241). Rio de Janeiro: Letra Capital / Observatório das Metrópoles.

Bógus, L.M.M., Pasternak, S. (Orgs.). (2009). Como anda São Paulo. Rio de Janeiro: Letra Capital / Observatório das Metrópoles.

Bosi, E. (2004). O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial.

Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras. Brasil. Projeto de Lei n. 592/2005 do Executivo. Disponível em: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=21092005PL005922005CAMARA]. Acesso em: 16 set. 2014.

Brotherston, G. (2012). Mitopoética e textualidade: O caso da América indígena. Disponível em: http://cpd1.ufmt.br/meel/arquivos/artigos/29.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012.

Direito legal. (2013). Após pedido da Defensoria Pública de SP, Justiça determina que plano de urbanização de área inserida no “Projeto Nova Luz” seja refeito. In: Diário Forense. Disponível em: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Conteudos/Noticias/NoticiaMostra.aspx?idItem=45264&idPagina=3086. Acesso em: 24 abr. 2013.

Foucault, M. (2004). A ordem do discurso (trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio). São Paulo: Edições Loyola.

Grele, R. (2009). O que é uma boa entrevista? Revista de história oral oralidades - narrativas e narradores, 3 (6).

Guimarães, L. de B. M. (1977). Luz. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Sinopse do Censo Demográfico 2010 Brasil. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=4&uf=00. Acesso em 09 jul. 2013.

Jorge, C. de A. (1988). Luz: Notícias e Reflexões . São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico.

Marengo, J.A. et al. (2010). Vulnerabilidade das megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana de São Paulo. Sumário Executivo , junho de 2010. http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/publicacoes/2010/SumarioExecutivo_megacidades.pdf

Meihy, J.C.S.B. (1996). Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola.

Montali, L. (2004). Rearranjos familiares de inserção, precarização do trabalho e empobrecimento. ABEP - Revista Brasileira de Estudos de População, 21 (2).

Montali, L. (2005). Precarização do trabalho e desemprego: os impactos nos rearranjos de inserção familiares e nas condições de subsistência. [Relatório Final de Pesquisa CNPq]. Campinas: NEPP/UNICAMP.

Opinião. (2013). O projeto Nova Luz deve ser repensado? Jornal Folha de São Paulo. Editorial Opinião; Caderno Tendências/Debates.

Pasternak, S.T. (2006). São Paulo e suas favelas. Revista do Programa de Pós em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, 19. São Paulo: FAU/USP.

Pina, S.A.M.G. (2008). Habitar [n]a cidade: um olhar para o território. In: E.T. Oliveira (Coord.), E.W. Rutkowsky (Org). Mudanças climáticas e mudanças socioambientais globais. Reflexões sobre alternativas de futuro. Brasília: UNESCO/IBECC.

Pinheiro, P.S. (1997). Violência, crime e sistemas policiais em países de novas democracias. Tempo Social; Rev. Sociol, 9 (1), pp. 43-52.

Rede Nossa São Paulo. Moradores reclamam que projeto Nova Luz não contempla a participação da sociedade. Disponível em: [http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/17580]. Acesso em: 25 abr. 2013.

Rogers, G. (1995). What is special about social exclusion approach? In: G. Rogers, C. Gore, J. Figueiredo (Orgs.), Social exclusion: rethoric, reality, responses. USA: International Institute for Labor Studies.

Rolnik, R. (2012). Justiça suspende aplicação da concessão urbanística na área do projeto Nova Luz. Disponível em: http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/01/30/justica-suspende-aplicacao-daconcessao-urbanistica-na-area-do-projeto-nova-luz/. Acesso em: 20 mar. 2012.

São Paulo. (Município). (2012). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Projeto urbanístico consolidado da Nova Luz está disponível para consulta pública pela Internet. In: Portal da Prefeitura da cidade de São Paulo. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/noticias/?p=32165. Acesso em: 16 mar. 2012.

São Paulo. (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras). (2013). Complexo Prates. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/empreendimentos/unidades_de_assistencia_social/index.php?p=37275. Acesso em: 06 mai. 2013.

São Paulo. SP-Urbanismo. (2012). Nova Luz projeto urbanístico consolidado. Disponível em: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/cmpu/2a%20Apresentacao%20NL_2012_CMPU.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.

Sposati, A., Akerman, M. et al . (1996). Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo. São Paulo: EDUC.

Telejornal Bom Dia Brasil. (2012). Projeto Nova Luz. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1ItA1cNhhC8]. Acesso em: 19 mar. 2012.

Vichietti, S.M.P. (2012). O imaginário e os modos humanos de ser, viver e conviver. Disponível em: http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2959%3Ao-imaginario-e-os-modos-humanos-de-ser-viver-e-conviver&catid=46%3Anamidia&Itemid=97&lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2012.

Vichietti, S.M.P. (Org.). (2012). Psicologia social e imaginário. Leituras introdutórias. São Paulo: Zagodoni.

Publicado

30-03-2016

Cómo citar

Darcanchy, A., & Patrício Ribeiro, S. M. (2016). Projeto de revitalização do Bairro da Luz, na cidade de São Paulo (Brasil): alguns apontamentos baseados em entrevistas com seus habitantes . SOCIAL REVIEW. International Social Sciences Review Revista Internacional De Ciencias Sociales, 5(1), 43–54. https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.369

Número

Sección

Artículos de investigación