Do currículo mínimo aos novos referenciais curriculares de 2009: a trajetória curricular dos cursos de Comunicação Social no Brasil

Autores/as

  • Ediene do Amaral Ferreira Universidade do Vale do Itajaí
  • Verônica Gesser Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v3.810

Palabras clave:

políticas públicas de currículo, ensino em Comunicação Social, neoliberalismo

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar a trajetória curricular dos cursos de Comunicação no Brasil, visando refletir sobre possíveis impactos nos processos de ensino e de aprendizagem no âmbito dos contextos educacionais locais dos cursos de graduação de Comunicação social. Os discursos presentes nas políticas públicas curriculares dirigidas a esse campo do conhecimento vêm sendo modelados pela lógica neoliberal, a qual caracteriza um contexto governado pelas leis de mercado e pela descaracterização do Estado de Bem-estar Social democrático, ou seja, a redução do Estado e a valorização do “mercado e quase-mercado”. As atuais recomendações dos referenciais curriculares nacionais brasileiros para a Comunicação Social exemplificam a gerência de interesses privados, de grandes empresas do ramo Educacional Multinacional e de Telecomunicações, pela expansão dos serviços e dos produtos educacionais terceirizados. A desarticulação das habilitações enfraquece a área e isola o conhecimento em áreas afins, massificando um discurso que vem para favorecer o mercado. Assim sendo, a educação superior brasileira vem sofrendo o impacto da desnacionalização do Estado, o que está provocando profundas mudanças em como as políticas públicas de currículo vêm sendo implementadas.

Biografía del autor/a

Ediene do Amaral Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação pela UNIVALI. Mestre em Comunicação Social e especialista em Teorias do Jornalismo e comunicação de massa pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Professora da Universidade do Vale do Itajaí das disciplinas Teorias da Comunicação e Sociedade e Cultura. Professora responsável pelo projeto de extensão Casulo- Informação que transforma.

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA. Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é vice-coordenadora, professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado). É coordenadora Institucional do PIBID e Professora no Núcleo das Licenciaturas (presencial e EaD) da Univali. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Públicas, Currículo e Avaliação Educacional.

Citas

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo. Parecer Homologado. Despacho do Ministro. Diário Oficial da União , de 12/9/2013, Seção 1, p. 10.

Ministério da Educação. Educação superior. (2010a). Currículo do curso de relações públicas terá novas diretrizes. 16 julho 2010, acessado em 26 maio 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15676:curriculo-do-curso-derelacoes-publicas-tera-novas-diretrizes&catid=212&Itemid=86.

Ministério da Educação. (2010b). Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura . Secretaria de Educação Superior. Brasília: 2010. p. 99.

Caldas, Graça. (2003). Ensino de Comunicação no Brasil: Panorama e Perspectivas. In Peruzzo, C.; Silva, R. B. (Orgs). Retrato do Ensino em Comunicação no Brasil (pp. 15-29). São Paulo : INTERCOM.

Faro, José Salvador. (2003). Diretrizes Curriculares para o Ensino de Comunicação Social: Uma história que mudou as perspectivas dos cursos. In Peruzzo, C.; Silva, R. B. (Orgs). Retrato do Ensino em Comunicação no Brasil (pp. 139-146). São Paulo: INTERCOM.

Fontoura, Maria M. (2008). Política e ação Pública. Entre uma regulação centralizada e uma regulação multipolar. Revista Portuguesa de Educação . Universidade do Minho, n. 2, pp. 5-31.

Kunsch, Margarida K. (2003). Propostas pedagógicas para o curso de Relações Públicas: análises e perspectivas. In Peruzzo, C.; Silva, R. B. (Orgs). Retrato do Ensino em Comunicação no Brasil (pp. 45-62) . São Paulo: INTERCOM.

Kunsch, Margarida e M. Krohling et al. (2010). Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Relações Públicas. Relatório da comissão de especialistas instituída pelo Ministério da Educação . Portaria 595/2010, de 24 de maio de 2010. Brasília, 20 out 2010.

Freitas, R.; Lucas, L. (2002). Desafios contemporâneos em Comunicação : perspectivas de Relações Públicas. São Paulo: Summus.

Luz, Liliene X. (2011). Empresas privadas e educação pública no Brasil e Argentina. Educação & Sociedade . Campinas 32(115), 437-452.

Melo, José Marques de. (1998). “Comunicação Social. Brasília”. Seminário Diretrizes Curriculares – ABMES, 11 de março 1998.

Melo, José Marques de. (2007). A batalha da qualidade no ensino de comunicação: novos (antigos) desafios. In: Kunsch, Margarida (Org). Ensino de Comunicação : qualidade na formação Acadêmico-Profissional (pp. 33-42) . São Paulo: ECA-USP Intercom.

Melo, José Marques de et al. (2009). “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo”. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação. Portaria Nº 203/2009, de 12 de fevereiro de 2009, acessado em 12 abril 2013, http://www.fenaj.org.br/educacao/documento_final_cursos_jornalismo.pdf.

Moura, Claudia Peixoto. (2002). O curso de Comunicação Social no Brasil : do currículo mínimo às diretrizes curriculares. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Moura, Claudia Peixoto. (2007). Padrões de Qualidade no Ensino de Comunicação no Brasil. In Kunsch, Margarida (Org). Ensino de Comunicação: qualidade na formação Acadêmico-Profissional. São Paulo: ECA-USP Intercom, pp. 43-62.

Pomar, Pedro. (2013). Novo currículo do curso de jornalismo escamoteia poder do oligopólio. Carta Maior. 19 maio 2013, acessado em 26 maio 2013, http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Novo-curriculo-do-curso-de-jornalismo-escamoteia-poder-dooligopolio/13/27785.

Publicado

06-03-2014

Cómo citar

do Amaral Ferreira, E., & Gesser, V. (2014). Do currículo mínimo aos novos referenciais curriculares de 2009: a trajetória curricular dos cursos de Comunicação Social no Brasil . SOCIAL REVIEW. International Social Sciences Review Revista Internacional De Ciencias Sociales, 3(2). https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v3.810

Número

Sección

Artículos de investigación