A programática neoliberal e sua investida na América Latina

Autores/as

  • Maria Beatriz Costa Abramides Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.359

Palabras clave:

crise do capital, neoliberalismo, acumulação flexível, pós-modernidade, emancipação humana

Resumen

O artigo trata da investida do capital em sua crise sistêmica no plano internacional, desde 1973, e de seus efeitos nos países de capitalismo tardio da América Latina. A partir de 1989 se impulsiona a programática neoliberal no continente, pelo Consenso de Washington, em que se implantam as contrarreformas do estado, da previdência, trabalhista, sindical e do ensino superior na lógica privatista e mercantil; privatizam-se as estatais rentáveis e de serviços públicos e configura-se o estado máximo para o capital e mínimo para os trabalhadores para assegurar a exploração econômica e dominação política do modo de produção capitalista.

Biografía del autor/a

Maria Beatriz Costa Abramides, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação (1971), mestrado (1992) e doutorado (2006) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente doutora da PUCSP desde 2010. Professora desde 1981 na Graduação e, a partir de 2012, na Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP. Na graduação coordena o Núcleo de Relações de Trabalho e na Pós o NEAMNúcleo de Estudos e Pesquisa de Aprofundamentos Marxistas. Autora de inúmeros artigos e possui livros publicados. Tabalhou como assistente social concursada da PMSP até 2003 na área da Habitação. Diretora da Associação dos Professores da PUCSP/ APROPUCSP desde 2004 e presidente 2008/2010 e 2010/2012. Coordenadora do Convênio de Extensão Universitária da PUCSP/ Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social e tradição marxista, organização sindical, projeto profissional e projetos societários, trabalho e questão social, habitação popular, movimentos sociais. Conselho Editorial das revistas PUCViva, Cultura Crítica, Em Pauta, Temas, Serviço Social em Revista, do Jornal Semanal PUCViva, Parecerista das revistas Libertas, Temporalis, Katálysis. Participou de inúmeros Congressos e Seminários na América Latina. Realizou cursos nas cidades: Bogotá, Santiago, Manágua, Buenos Aires, Tandil, Quito, La Plata. Néuquen.

Citas

Abramides, M. B. C. (2006). O Projeto Ético-Político do Serviço Social Brasileiro (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Anderson, P. (1995). Balanço do Neoliberalismo. En E. Sader e A. Bóron (orgs.), Pósneoliberalismo: As políticas sociais e o Estado Democrático. São Paulo: Paz e Terra.

Antunes, R. (1995). Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as Metamorfoses e Centralidade do Mundo do Trabalho . São Paulo: Cortez Editora/Unicamp.

CEPAL. (2013). Panorama Social da América Latina. Documento Informativo.

Harvey, D. (1992). Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Editora Loyola.

Mandel, E. (1990). A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista (Trad. por João Guimarães e João M. Borges). São Paulo: Ensaio.

Marx, K. (1995). O Capital- Crítica da Economia Política . Livro 1, Volume 2- O Processo de Produção do Capital A-Formas de Existência Da Superpolulação Relativa-A Lei Geral da Acumulação Capitalista. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

Mészàros, I. (2002). Para além do capital. São Paulo: Boitempo.

Mota, A. E. (2012). Redução da pobreza e aumento da desigualdade: um desafio teórico-político ao Serviço Social Brasileiro. Em A.E. Mota (org.), Desenvolvimentismo e Construção da Hegemonia (pp. 29-45). São Paulo: Cortez Editora.

Netto, J. P. (1994). Crise do Socialismo e Ofensiva Neoliberal. Questões de Nossa Época. São Paulo: Cortez Editora.

Nogueira, P. B. (1995). O Consenso de Washington . São Paulo: Pedex.

Associação dos Professores da PUC-SP. (2008). 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Revista PUCVIVA, 9 (33), pp. 33 - 42.

Publicado

30-03-2016

Cómo citar

Costa Abramides, M. B. (2016). A programática neoliberal e sua investida na América Latina . SOCIAL REVIEW. International Social Sciences Review Revista Internacional De Ciencias Sociales, 5(1), 23–28. https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.359

Número

Sección

Artículos de investigación