Relações do ser integral no ambiente organizacional

Autores/as

  • Tarcísio Staudt Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS
  • Carla Joseandra Dillenburg Metalmoto Indústria e Comércio de Motopeças ltda
  • Jucelaine Bitarello Faculdade Porto Alegre – FAPA

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.1346

Palabras clave:

capital espiritual, solidariedade, equipe social

Resumen

O objetivo é identificar nas relações de gestores e funcionários as formas de reconhecimento do Capital Espiritual como elemento do ser integral no ambiente de trabalho. Desta forma, descrevemos a evolução espiritual do ser humano através dos tempos; abordamos teorias sobre o ser integral; identificamos e analisamos os valores que constituem o Capital Espiritual, demonstrando sua relevância no ambiente empresarial sob dois aspectos: os reflexos gerados pela formação de uma equipe espiritualmente elevada, e, os valores e princípios que norteiam as ações dos gestores e funcionários. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com delineamento descritivo-exploratório, cujo embasamento deu-se através da revisão bibliográfica. O estudo de caso foi realizado na Agência de Correios Franqueada Rua Grande, situada na cidade de São Leopoldo/RS. Utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo, através da técnica de análise de discurso realizada por meio de roteiros norteadores de entrevistas aplicadas aos dois gestores e em uma amostra não-probabilística de dez funcionários. Na empresa analisada, identificamos como fator de maior relevância a integração da gestão com seu quadro funcional, criando envolvimento e cumplicidade na equipe. Os líderes buscam a satisfação pessoal e profissional dos funcionários, bem como percebem a extensão social das questões particulares dos colaboradores tornando o ambiente de trabalho solidário. A metodologia aplicada pela gestão contribui para a formação do ser integral, visto que proporciona aos funcionários liberdade de ação, estimulando suas potencialidades e valorizando suas qualificações. A agência conta com uma equipe integrada, fortalecida pelos valores e propósitos norteadores da espiritualidade.

Biografía del autor/a

Tarcísio Staudt, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS – RS. Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria pela UNISINOS – RS. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade FEEVALE – RS. Experiência em organizações públicas e privadas. Pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Carla Joseandra Dillenburg, Metalmoto Indústria e Comércio de Motopeças ltda

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade FEEVALE – RS. Especialista em Direito e Gestão Tributária - UNISINOS - 2013-2014 e Cursando MBA em Controladoria e Finanças - UNISINOS - 2014-2015. Funcionária da iniciativa privada. Ocupa cargo de gerência administrativa em uma empresa industrial do ramo metalúrgico em São Leopoldo - RS.

Jucelaine Bitarello, Faculdade Porto Alegre – FAPA

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC – RS. Especialista em Administração e Estratégia Empresarial pela ULBRA – RS. Graduada em Ciências Contábeis pela UNISC – RS. Experiência em organizações públicas e privadas. Professora na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e da Faculdade Porto Alegre - FAPA.

Citas

Abbagnano, N. (2000). Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes.

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Boff, L. (2000). Espiritualidade: um caminho de transformação. São Paulo: Sextante. CR-ROM. Sonopress – Rimo Ind. e Comércio de Fonográfica Ltda.

Chopra, D. (1998). As sete leis espirituais do sucesso. São Paulo: Best Seller.

Coletti, L. (2006). Sociedade e Política: Estudo sobre a natureza humana em Jean-Jacques Rousseau. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier. – (coleção Dia-Lógos ; 9).

Guillory, W. A. (2002). A empresa viva: Espiritualidade no Local de Trabalho. São Paulo: Pensamento-Cultrix.

Japiassú, H., Marcondes, D. (1996). Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lanz, R. (1985). Passeios através da História: à luz da Antroposofia. São Paulo: Antroposófica.

Russ, J. (1994). Dicionário de filosofia: os conceitos: os filósofos: 1850 citações. São Paulo: Scipione.

Steiner, R. (1984). A direção espiritual do homem e da humanidade: resultados científico-espirituais acerca da evolução da humanidade. São Paulo: Antroposófica.

Wolman, R. N. (2001). Inteligência espiritual. Rio de Janeiro: Endiouro.

Zohar, D.; Marshall, I. (2006). Capital Espiritual: usando as inteligências racional, emocional e espiritual para realizar transformações pessoais e profissionais. Rio de Janeiro: BestSeller.

Publicado

26-10-2016

Cómo citar

Staudt, T., Dillenburg, C. J., & Bitarello, J. (2016). Relações do ser integral no ambiente organizacional . SOCIAL REVIEW. International Social Sciences Review Revista Internacional De Ciencias Sociales, 5(2), 351–363. https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v5.1346

Número

Sección

Artículos de investigación