Desenvolvimento da versão portuguesa do celiac disease questionnaire

Autores/as

  • Catarina Lobão Escola Superior de Saúde de Leiria
  • Rui Gonçalves Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Baltazar Ricardo Monteiro Escola Superior de Saúde de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v2.1229

Palabras clave:

perceção de qualidade de vida, pessoa celíaca adulta

Resumen

A doença celíaca caracteriza-se como uma intolerância permanente e crónica à ingestão de glúten. O único tratamento eficaz é a restrição de glúten da alimentação de forma definitiva, o que implica uma mudança radical nos hábitos alimentares e na vida da pessoa, constituindo um constante desafio e com potenciais alterações na sua perceção de qualidade de vida. Ocupando o estudo da qualidade de vida um alvo de interesse em diversas áreas da atividade humana, não encontrámos na literatura todavia instrumentos, adaptados à realidade portuguesa, que pudessem avaliar a perceção de qualidade de vida na pessoa celíaca adulta. Foi então nosso objetivo desenvolver a versão portuguesa do Celiac Disease Questionnaire - CDQ (desenvolido pela equipa do Doutor Winfried Häuser em 2007), que possa contribuir para a identificação de fatores que influenciam a perceção de qualidade de vida da pessoa celíaca adulta. Procedemos à tradução e equivalência das medidas a nível cultural e funcional através da realização de um estudo preliminar. Aplicamos posteriormente o CDQ a 231 pessoas celíacas adultas e procedemos à sua análise fatorial e consistência interna. Tal como na versão original, a análise da estrutura fatorial da versão portuguesa sugere a existência de quatro dimensões com um coeficiente KMO de 0,897. Todavia, obtivemos um agrupamento diferente dos itens em cada uma das dimensões: experiencia emocional, participação social, medos e preocupação, sintomas gastrointestinais. Para cada dimensão o α de Cronbach variou entre 0,71 e 0,89 e o valor de 0,91 no global. A versão portuguesa do CDC revelou-se um instrumento específico de avaliação da perceção de qualidade de vida sensível e capaz de avaliar de forma individual e específica alguns aspectos da população celíaca adulta.

Biografía del autor/a

Catarina Lobão, Escola Superior de Saúde de Leiria

Professor de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde em Instituto Politécnico de Leiria e pesquisador da Unidade de Pesquisa da Saúde (UIS), Escola de Ciências da Saúde de Leiria.

Rui Gonçalves, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Professor de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Coimbra e investigador na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-E) realizou na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Baltazar Ricardo Monteiro, Escola Superior de Saúde de Leiria

Professor de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde em Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) e pesquisador da Unidade de Pesquisa em Saúde (UIS), Escola de Ciências da Saúde de Leiria.

Citas

Fernandes, H. M. (2005). “Análise factorial confirmatória do IMAAD numa população adulta”. Psychologic a, 38 , pp. 307-320.

Häuser, W., Gold, J., Stallmach, A., Caspary, W. F., & Stein, J. (2007). “Development an validation of the Celiac Disease Questionnaire (CDQ), a disease-especific health-related quality of life measure for adults patients with Celiac disease”. J. Clin. Gastroenterl., 41, pp. 157-166.

International Test Commission (2010). International Test Commission Guidelines for Translating and Adapting Tests . [http://www.intestcom.org/upload/sitefiles/40.pdf]

Kotze, L. M. (2006). “Doença celíaca”. JBG - J. Bras. Gastroenterol., 6 (1), pp. 23-34.

Lobão, C. A., Gonçalves, R. F., Monteiro, B. R. & Castro, F. V. (2010). “Qualidade de Vida da pessoa celíaca adulta”. Internacional Journal of Developemental and Educational Psycology INFAD Revista de Psicología , pp. 479-485.

Machado, A. S., Teixeira, A. V., Cardoso, H., Cruz, D., Paiva, M. E. & Tavarela-Veloso, F. (2006). “Doença Celíaca no adulto: a propósito de um caso clíncico”. GE – J. Port. Gastrenterol., 13, pp. 139-143.

Maroco, J. (2007). Análise Estatistica - com utilização do SPSS. Lisboa: Sílabo.

Moreira, V. F. & Román, A. L. (2005). “Enfermedad celiaca”. Rev. Esp. Enferm. Dig., 97 (9), p. 672.

Nobre, S. R., Silva, T. & Cabral, J. E. (2007). “Doença celiaca revisitada”. GE – Jornal Português de Gastrenterologia, 14, pp. 184-193.

Pedro, N., Lopes, S., Szantho, A., Costa, Á. & J. J., Moura (2009). “Doença Celíaca - revisão de conceitos e novos desenvolvimentos”. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, 16(1), pp. 62-65.

Pestana, J. P., Estevens, D. & Conboy, J. (2007). O papel da espiritualidade na qualidade de vida do doente oncológico em quimioterapia. Obtido em Julho de 2011, de http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0391.pdf.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Sílabo.

Rodrigo, L. (2006). “Celiac Disease”. World J. Gastroenterol. 12(41), pp. 6585-6593.

Samões, A. R. (2010). Doença celíaca no Adulto . Tese de Mestrado do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto, Portugal.

Silva, T. S. & Furlanetto, T. W. (2010). “Diagnóstico de doença celíaca em adultos”. Rev. Assoc. Med. Bras. 56(1), pp. 122-126.

Viana, H. B. & Madruga, V. A. (2008). Directrizes para adaptação cultural de escalas psicométricas. Obtido em Março de 2011, de http://www.efdeportes.com.

Publicado

06-03-2013

Cómo citar

Lobão, C., Gonçalves, R., & Monteiro, B. R. (2013). Desenvolvimento da versão portuguesa do celiac disease questionnaire . SOCIAL REVIEW. International Social Sciences Review Revista Internacional De Ciencias Sociales, 2(1). https://doi.org/10.37467/gka-revsocial.v2.1229

Número

Sección

Artículos de investigación