Discentes com deficiência visual e a inclusão na educação superior / Students with visual impairment and inclusion in higher education

Autores/as

  • Thelma Helena Costa Chahini Universidade Federal do Maranhão
  • Silvania dos Santos Rabêlo Universidade Federal do Maranhão
  • João Brito Batista Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revedusup.v5.582

Resumen

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva esclarece que, na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação de alunos com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Essas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços à promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva, na Universidade Federal do Maranhão, visando investigar as percepções dos discentes com deficiência visual em relação aos desafios da permanência, com êxito de aprendizagem, na Educação Superior. Os participantes foram 10 alunos com deficiência visual.Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. Os resultados enfatizam a falta de operacionalização das Políticas Educacionais que visam a Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior, bem como a carência de recursos humanos que possam concretizar essas políticas.

Biografía del autor/a

Thelma Helena Costa Chahini, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Pós Doutora em Educação Especial (UFSCar). Doutora em Educação (UNESP). Mestre em Educação (UFMA).

Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial.

Professora Pesquisadora do processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, bem como de suas inclusões na educação superior e no mercado de trabalho.

Silvania dos Santos Rabêlo, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e Especialista em Educação Especial.

João Brito Batista, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Música Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Educação Especial e Instrutor do Sistema Braille na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Citas

Chahini, T. H. C. (2006). Os desafios do acesso e da permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais nas Instituições de Ensino Superior de São Luís – MA. Disser-tação de mestrado, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Chahini, T. H. C. (2010). Atitudes sociais e opiniões de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior. Tese de doutorado, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.

Coutinho, M. M. A. (2011). A inclusão da pessoa com deficiência visual na Educação Superior e a construção de suas identidades. Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. (2011). Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, prevendo estruturação de Núcleos de acessibilidade nas Instituições Fe-derais de Educação Superior. Brasília. Recuperado em 10 de novembro de 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm.

Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. (2011). Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado, prevendo estruturação de Núcleos de acessibilidade nas Instituições Fe-derais de Educação Superior. Brasília. Recuperado em 10 de novembro de 2014, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7612.htm.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Machado, E. V. (2008). Políticas públicas de inclusão no ensino superior. In O. S. H. S., Souza (Org.). Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares, saberes e práticas (pp. 44-53). Porto Alegre: Ulbra.

Mantoan, M. T. E. (2004). O direito de ser, sendo diferente, na escola. Ciências e Letras, (36), 47-62.

Ministério da Educação [MEC]. (2006). Direito à educação: subsídios para a gestão dos siste-mas educacionais: orientações gerais e marcos legais. Brasília: Ministério da Saúde.

Ministério da Educação [MEC]. (2007). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado em 8 de outubro de 2014, de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf.

Ministério da Educação [MEC]. (2013). Documento orientador Programa Incluir: acessibilida-de na educação superior SECADI/SESU-2013. Brasília: MS. Acessado em 15 de feve-reiro de 2016 de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192.

Ministério da Educação [MEC]. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. (2003). Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de insti-tuições. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado em 8 de outubro de 2014, de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf.

Moreira, L. C. (2004). Universidade e alunos com necessidades educacionais especiais: das ações institucionais às práticas pedagógicas. Tese de Doutorado, Faculdade de Edu-cação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Oliveira, A. S. S. (2011). Alunos comdeficiência no ensino superior: subsídios para a política de inclusão da UNIMONTES. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Pessini, M. A., Silva, R. O., & Silva, V. O. (2007). Compreendendo as experiências dos alunos com necessidades especiais no ensino superior. Akropólis, 15(1/2), 19-24.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

Costa Chahini, T. H., Santos Rabêlo, S. dos, & Batista, J. B. (2018). Discentes com deficiência visual e a inclusão na educação superior / Students with visual impairment and inclusion in higher education. Revista Internacional De Aprendizaje En La Educación Superior, 5(1). https://doi.org/10.37467/gka-revedusup.v5.582

Número

Sección

Artículos