Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil / Mathematical Literacy: a Program of Continuing Education for Teachers in Brazil

Autores/as

  • Mara Sueli Simão Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Élen Patrícia Alonso-Sahm Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revedumat.v1.1018

Resumen

ABSTRACT

This article presents the contributions of Pro-Mathematical Literacy program in Mathematics for a group of course members. By different guidelines, according to the reflexive professor´s point of view and through the study of case, it was established three categories of analysis. From the results, got by analysis of two questionnaires with 18 course members and two reports of the tutors of this group, it was possible to conclude that the course was important for the retaken of mathematical content by talking about relevant issues to the classroom work, discussing among the pairs and providing changes in pedagogical practice. In addition, course members felt that the involvement of teachers in Pro-Mathematical Literacy can be one reason for the improvement in student performance in Brazil Exam, large-scale assessments for Basic Education. This program, a partnership of MEC - Ministry of Education of Brazil with partner Universities and Education Systems , happened from 2005 to 2013.

RESUMO

O presente artigo apresenta as contribuições do programa Pró-Letramento em Matemática para um grupo de professores cursistas. Sob diferentes orientações, pelo viés do professor reflexivo e por meio do estudo de caso, foram esta-belecidas três categorias de análise. Dos resultados, obtidos pela análise de dois questionários aplicados a 18 professores cursistas e de dois relatórios das professoras tutoras desse grupo, foi possível concluir que o curso foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, por abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares e proporcionando alterações na prática pedagógica. Além disso, os professores cursistas consideraram que a partici-pação de professores no programa Pró-Letramento em Matemática pode ser um dos motivos para a melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação em larga escala para a Educação Básica. Esse programa, parceria do MEC - Ministério de Educação do Brasil com as Universidades parceiras e Sistemas de Ensino, aconteceu de 2005 a 2013.

 

Contato principal: msmoraes@fc.unesp.br

Biografía del autor/a

Mara Sueli Simão Moraes, Universidade Estadual Paulista

Livre Docente em Educação Matemática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática e graduação em Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Possui mestrado e doutorado em Matemática. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática e da Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP- Campus de Bauru/SP/Brasil. Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “A Pedagogia Histórico- Crítica e o Ensino e Aprendizagem de Matemática”.

Élen Patrícia Alonso-Sahm, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Possui Licenciatura Plena em Matemática (1999), mestrado em Educação para a Ciência (2004) e doutorado em Educação para a Ciência (2011), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru/SP/Brasil). Atualmente é professora de Ensino Médio na rede pública (Araraquara/SP/Brasil).

Citas

Alonso-Sahm, É.P. (2010). As Contribuições do Pró-letramento em Matemática na Visão de um Grupo de Professores Cursistas (Tese). Universidade Estadual Paulista, Bauru.

Babbie, E. (2001). Métodos de Pesquisa de Survey . Belo Horizonte: Editora UFMG.

Barroso, M.F. & Guimarães, L.C. (2008). O Pró-letramento e os Resultados do Saeb – Existe Relação? Retrieved from http://www.limc.ufrj.br/site/arquivos/limc-nt-08-03.pdf

Braumann, C.A. (2002). Divagações sobre investigação Matemática e o seu papel na aprendizagem Matemática. Em Encontro de Investigação em Educação Matemática. Coimbra: Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, p.1-19. Retrieved from http:www.esec.pt/eventos/xieiem/pdfs/Braumann.pdf.

Ferreira, A.C. (2008). O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. Em A.M. Nacarato, M.A.V. Paiva (orgs.), A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica.

Giardinetto, J.R.B. (1999). Matemática Escolar e Matemática da Vida Cotidiana. Campinas: Cortez/Autores Associados.

Ludke, M. & André, M. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Marconi, M. A. & Lakatos, E.M. (2008). Fundamentos de Metodologia Científica (6th ed.) São Paulo: Atlas.

Nacarato, A.M. & Paiva, M.A.V. (2008). A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores de GT7 da SBEM. Em A.M. Nacarato, M.A.V. Paiva (orgs.), A formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica.

Saviani, D. (1995). Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações (5th ed.) São Paulo: Cortez/Autores Associados.

Schön, D.A. (2000). Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem.. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequencias em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, 13. Retrieved from http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf.

— (2008). Saberes Docentes e Formação Profissional (9th ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Tardif, M. & Lessard, C. (2009). O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas (5th ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Publicado

2014-06-09

Cómo citar

Simão Moraes, M. S., & Alonso-Sahm, Élen P. (2014). Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil / Mathematical Literacy: a Program of Continuing Education for Teachers in Brazil. Revista Internacional De Aprendizaje En Ciencia, Matemáticas Y Tecnología, 1(1). https://doi.org/10.37467/gka-revedumat.v1.1018

Número

Sección

Artículos