Novas tecnologias e movimentos sociais: Do partido de Lênin às redes sociais e aos processos emergentes

Autores/as

  • Nilton Bahlis dos Santos
  • Marcelo Lemos Correia

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revciber.v17.1196

Resumen

Os livros “Por onde começar?” e “Que Fazer?”, foram referências no debate sobre orga- ização partidária nos anos 1960/70. Neles, Lênin argumentava que um jornal era um instrumento fundamental de coesão política e ideológica e um organizador da ação partidária. Em uma época onde a democracia inexistia e os trabalhadores não tinham acesso à informação, quando a sociedade ainda não ganhara complexidade, parecia viável reunir, organicamente, os setores majoritários da população em torno de um único programa e plano de ação dirigido pela “teoria científica”. Hoje, a complexidade da sociedade inviabiliza a estruturação hierárquica ecentralizada dos movimentos. A rapidez com que o contexto político, as relações de forças, interesses e dinâmicas dos diversos setores se modificam, supera qualquer possibilidade de sua contenção numa estrutura centralizada. Isto provoca a crise que vivem os organismos do Estado, organizações partidárias e sociais. As tecnologias interativas e a Internet provocam processos emergentes e movimentos, que irrompem avassaladores em diversos lugares. Verdadeiras insurreições que utilizam os recursos colocados a sua disposição, novas formas de organização social que ganham forma de rede e se apresentam através de uma multiplicidade de organizações civis e comunidades virtuais.

Citas

Johnson, Steven. Sistemas Emergentes. Madrid: Turner Publicaciones/ Fondo de Cultura Econômica, 2003. 260 pp.

Lenin, Vladimir. Par oú commencer? In V. Lènine – Oeuvres. Moscou V.5, 1973. 59 p. Navarro, Pablo. Internet como dispositivo de interação virtual, 1997. Disponível em: http://www.netcom.es/pnavarro/Publicaciones/InternetDispoInteracVirtua.html Acesso em 5 de dezembro de 2004.

Santos, Nilton Bahlis dos. A Ciência da Informação e o Paradigma Holográfico: A Utopia de Vannevar

Bush. Tese de Doutoramento em Ciência da Informação - Ibict/Ufrj. Orientador Aldo Barreto Rio de Janeiro, 2005. 185 p. Disponível em: http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/niltonsantos2005.pdf.

Publicado

2016-06-17

Número

Sección

Artículos