Formas de interação propiciadas pela nova ecologia dos meios: O YouTube como espaço de construção cidadã

Autores/as

  • Denis Renó
  • Elizabeth Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.37467/gka-revciber.v17.1193

Resumen

As discussões sobre a reconstrução da cidadania pelos meios de comunicação ganharam força com o advento das novas tecnologias digitais. A aldeia global fomentada por Marshall McLuhan passa a viver uma nova ecologia midiática com espaços virtuais que oferecem a participação social na construção e circulação de conteúdos. Um importante espaço nessa nova ecologia dos meios é o YouTube, que a cada dia ganha mais participação na difusão de conteúdos audiovisuais, parte destes de origem cidadã. Este artigo apresenta, a partir de uma metodologia de estudo quantitativa/qualitativa, resultados de um estudo sobre vídeos publicados no YouTube com as palavras de busca relacionados à cidadania. A partir do estudo, realizado entre 25 de Setembro e 05 de Outubro de 2007 e atualizado em Setembro de 2012, ratificou-se a hipótese de que a internet e a tecnologia podem servir para im-pulsionar o fortalecimento da cidadania por grupos marginalizados.

Citas

Beltrão, Luiz (2004-a). Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Umesp.

— (2004-b). Teoria da folkcomunicação In HOHLFELDT & GOBBI. Teoria da comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros. Porto Alegre: Sulina.

— (2001). Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias. Porto Alegre: Edipucrs.

Canclini, Néstor Garcia (2006). Culturas híbridas. São Paulo: Edusp.

— (2005). Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

— (2002). Latinoamericanos buscando lugar em este siglo. Buenos Aires: Paidós.

Charadeau, Patrick (2003). El discurso de la información. Tradução para o espanhol de Margarita Mizraji. 1ª edição. Barcelona: Gedisa.

Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, Machado, Rafael Costa & Siqueira, Daniele (2006). Teoria da comunicação na América Latina: da herança cultural à construção de uma identidade própria. Curitiba: Editora UFPR.

Espiritusanto, Oscar; Gonzalo Rodríguez, Paola (2011). Periodismo ciudadano: evolución positiva de la comunicación. Madrid: Fundación Telefônica – Ariel. Fortes, Débora. YouTube. Info, agosto 2006, p.33.

Gillmor, Dan (2005). Nós, os media. Lisboa: Editorial Presença, 2005.

González, Jorge Alejandro (1994). Más(+) cultura(s): ensayos sobre realidades plurales. México D.F.: Pensar la cultura.

Hohlfeldt, Antonio (2002). Folkcomunicação: positivo oportunismo de quase meio século. In: Anuário UNESCO/UMESP de comunicação regional, v. 1, n. 5, São Bernardo do Campo - SP.

Islas, Octavio (2007). Internet y la obligada remediación de la televisión. Revista Matteria Primma: Revista de pesquisa dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade – das Faculdades COC. Ribeirão Preto: Faculdades COC, n. 01, p. 11-22.

Levinson, Paul (2012). New new media. Boston: Pearson, 2012, 3ª ed.

Marques de Melo, José (2003). História do pensamento comunicacional. São Paulo: Paulus. Marthe, Marcelo. A nova era da televisão. Veja, 13 de setembro de 2006, p.89.

Pineda, Migdalia (2004). Las Ciências de la Comunicación a la luz del siglo XXI. Maracaibo – Venezuela: Editorial de la Universidad del Zulia.

Pinto, Milton José (2002). Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. 2ª ed. São Paulo: Hacker.

Renó, Denis & Flores, Jesús (2012). Periodismo transmedia. Madri: Fragua.

Santoro, Luiz Fernando (1989). A imagem nas mãos: o video popular no Brasil. São Paulo: Summus Editorial.

Santos, Boaventura de Souza (1999). Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez.

Soares, Ismar de Oliveira. Comunicação & neoliberalismo: a vigência das políticas (alternativas) de comunicação In Marques de Melo, José & Brittes, Juçara Gorski (orgs.) (1998). A trajetória comunicacional de Luiz Ramiro Beltrán. São Bernardo do Campo: Editora UMESP.

Vilches, Lorenzo (2003). A migração digital. São Paulo: Editora Loyola.

Publicado

2016-06-17

Número

Sección

Artículos