A controladoria e a análise discriminante do consumidor do e-commerce

Autores/as

  • Paulo Schmidt
  • Jose Luiz dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.37467/revgestion.v3i1.1153

Resumen

Esse artigo busca discutir o papel da Controladoria diante do novo cenário empresarial, onde o neoconsum i-dor (consumidor do e-commerce) tem maior poder de negociação e discriminação em função de seu nível mais qualifi-cado de informações. A Controladoria, dentro desse contexto, passa a ser um papel fundamental, especia lmente na geração de informações exógenas na busca da satisfação dos consumidores tradicionais e dos neocons umidores Assim, esse artigo objetiva aventar como a Controladoria pode contribuir para a otimização do processo decisório, onde a gestão do conhecimento passa a ter um papel fundamental na geração de informações, buscando a satisfação das nece s-sidades do consumidor tradicional e do neoconsumidor. Metodologicamente, esse artigo caract eriza-se como um estudo exploratório, com delineamento de uma pesquisa de campo. Para tanto, a identificação da cadeia de valor onde as empresas estão inseridas e das variáveis discriminatórias, especialmente focadas no poder discernente dos neoconsumi-dores, permite que a Controladoria identifique, com maior clareza, quais itens são valorizados na escolha dos produtos e serviços e quais são as informações necessárias para direcionar as ações das empresas para os neoconsumidores. O uso dessas ferramentas discricionárias já está consolidado no Brasil, tanto que em uma análise de trabalhos apresent a-dos em eventos no Brasil, percebeu-se que seu uso é corrente, embora a maior parte dos trabalh os esteja focada na discriminação das características que categorizam as entidades. Portanto, separar as espécies de consumidores e ident i-ficar as suas diferentes naturezas e necessidades é essencial para o atual processo negocial do neocomé rcio.

Citas

Altman, Edward I. “ Financial Ratios, Discriminant Analysis and the Prediction of Corporate Bankruptcy.” Journal of Finance 189–209.

Anderson, Rolph E., Tatham, Ronald L., Hair, Joseph F., Black, William C., Santana, Adonai. S., Babin, Barry J. (2009). Análise multivariada de dados . Porto Alegre: Bookman.

Anthony, Robert N. & Govindarajan, Vijay. (2002). Sistemas de controle gerencial. São Paulo: Atlas.

Associação dos Profissionais do Varejo. Entrada de grandes redes faz vendas pela internet dispararem em 2009. http://blog.aprovare.com.br/. Acesso 19/12/2012.

Badejo, Marcelo Silveira. “Análise da agregação de custo e de valor por atividades, em uma cadeia agroindustrial:caso do gado de corte”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Porto Alegre: 2005. Tese de Doutorado.

Beer, S. (1969). Cibernética e administração industrial . Rio de Janeiro: Zahar. Catelli, Armando. Controladoria . São Paulo: Atlas. Giovanoni, Ana. Criação e Geração de Valor, o diferencial competitivo das organizações. http://www.agrosoft.org.br/agropag/212817.htm. Acesso: 21/12/2012.

Drucker, F. Peter & Maciariello, Joseph A. (2007). O gerente eficaz em ação: uma agenda para fazer as coisas certas acontecerem. Rio de Janeiro: LTC.

Gil, Antonio Carlos. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa . 3. ed. São Paulo: Atlas. Fitcor. Gerenciamento do conhecimento. http://www.fitcor.com.br/informatica/conhecimento/index.htm. Acesso 20/12/2012.

Kanitz, Stephen Charles. (1976). Controladoria . São Paulo: Pioneira.

— (1978). Como Prever Falências. São Paulo: McGraw do Brasil.

Korps, Augusto & Jancso, Peter. Como criação valor na era do conhecimento . Criação de Valor, Stern Stewart & Co., n 8, out 2005.

Matias, Elisabeth. Pequeno comerciante não conhece o neo consumidor. Fontes da Imprensa, http://bethmatias.wordpress.com/pequeno-comerciante-nao-conhece-o-neoconsumidor/. Acesso 20/12/2012.

Porter, Michael. (1990). Vantagem competitiva. Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

Riccio, Edson Luiz & Peters, Marcos R. S. (1993). Novos paradigmas para a função da controladoria. Enanpad, Salvador.

Roehl-Anderson, Janice M & Bragg, Steven M. (2004). Controllership – the work of the managerial accounting . 7ª ed., New York: John Wiley & Sons, Inc.

Sá, Sylvia. Neoconsumidor exige mudanças no mercado . Mundo do Marketing, http://www.gsmd.com.br/port/abre_clipping.aspx?id=30. Acesso: 20/12/2012.

Shank, Jonh K. & Govindarajan, Vijay. (1997). A revolução de custos . 2ª ed., Rio de Janeiro: Campus.

Souza, Marcos Gouvêa de. Neovarejo: a evolução genética do multivarejo. http://www.guiadofranchising.com.br/franquia/franquias/artigo/texto.php?id=337. Acesso 20/12/2012.

Teixeira, Aridelmo José Campanharo, Dalmácio, Flávia Zóboli, Rangel, Luciene Laurett. “Estudo empírico do setor de metalurgia e siderurgia sobre a relevância dos indicadores contábeis para estimativa de retorno das ações negociadas na Bovespa”. 3º Simpósio Fucape de produção científica, Fucape, Vitória: 08 e 09 de novembro de 2005. Uvb. A controladoria na gestão baseada em valor. http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_6mod/controladoria_auditoria/pdf/aula03.pdf . Acesso 19/12/2012.

Wangenhein, Aldo Von. Técnicas estatísticas. http://www.inf.ufsc.br/~patrec/estatisticas.html. Acesso 18/12/2012.

Publicado

2016-06-16

Cómo citar

Schmidt, P., & dos Santos, J. L. (2016). A controladoria e a análise discriminante do consumidor do e-commerce. Revista Internacional De Economía Y Gestión De Las Organizaciones, 3(1). https://doi.org/10.37467/revgestion.v3i1.1153

Número

Sección

Artículos